quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ATIVIDADES DE RECREAÇÃO

Outra atividade que desenvolvemos neste período de férias escolares foram as gincanas. As atividades levam os adolescentes a participarem de uma forma interativa, cooperativa e sem rivalidades. Entre as atividades desenvolvidas estão: voleixiga, futebol de cadeiras, pique bandeira, corrida do saco entre outras.

CONFECÇÃO DE VELAS ORNAMENTAIS

Outra atividade que foi desenvolvida com nossos adolescentes foi a oficina de velas ornamentais. Toda a técnica foi apresentada pela professora Véra Lúcia com a utilização de moldes diversos e essências variadas. Outras oficinas serão levadas ao conhecimento dos nossos adolescentes. 

OFICÍNA DE PIPAS VARIADOS

Neste mês também trabalhamos a confecção de pipas entre nossos adolescentes. Atividade foi muito divertida e participativa com vários adolescentes. Também aproveitamos a oportunidade para conscientizar nossos adolescentes que podemos brincar de uma forma sadia sem o cortante que destrói muitas e muitas vidas a cada ano.

INTERCÂMBIO CULTURAL

Através de alguns estudantes estrangeiros que estão fazendo intercâmbio no SOS Sorocaba passamos um período da tarde na qual os mesmos (02 colombianos, 01 peruana e 01 mexicana) falaram um pouco de suas tradições, culturas, comidas e atividades, além das danças típicas de seu país.

ATIVIDADES COM OUTRAS ENTIDADES

Através de uma parceria com outras entidades estamos realizando todas as terças e quintas-feiras no período da manhã atividades esportivas diversas com outras entidades. Esta sendo muito proveitosa e participativa esta integração, onde visamos além da parte física, mas também o respeito, a disciplina e a cooperação entre todos os participantes envolvidos.

SOS ECO E CONSERVA DE PIMENTA

Uma vez na semana nossos adolescentes participam do projeto SOS ECO onde aprendem sobre as técnicas do plantio de mudas nativas e outras coisas relacionadas ao meio ambiente. Neste mês com a colheita de pimenta os mesmos fizeram conserva onde puderam levar para suas residências e fazer algumas doações.

PALESTRA SOBRE VOCAÇÃO

Outra atividade que realizamos neste mês foi a tema “vocação”. Com a explanação de várias profissões e que os adolescentes tenham um objetivo a ser seguido, trouxemos uma jovem religiosa para falar da sua vocação e dos desafios que ela enfrenta no dia a dia para levar adiante com sucesso a missão que foi destinada a ela. E você qual é a sua vocação?

ATIVIDADES LÚDICAS

Neste mês de férias resgatamos um pouco das atividades que estão sendo deixado de lado como o jogo de varetas, dominós, oficina de pipas e gincanas. O intuito é fazer com que nossos adolescentes tenham o gosto pelas atividades lúdicas que são brincadeiras alegres, saudáveis e de bastante concentração.

PROJETO DE VIDA

Atividade proposta de vários assuntos relacionados ao dia a dia de nossos adolescentes e suas famílias, procurando da melhor forma possível levá-los a reflexão para uma conduta de transformação e preparo aos desafios da vida.

PINTURA EM AZULEJOS

Atividade na qual despertou muito interesse e procura dos nossos adolescentes foi a pintura em azulejos. Técnica na qual além da concentração é necessário um pouco de coordenação motora, pois todos os detalhes são feitos a mão sem a utilização de nenhum pincel.

REFLEXOLOGIA PODAL

Com o objetivo de fazer com que nossos adolescentes tenham mais cuidados com o corpo, realizamos a atividade de reflexologia podal. É a forma extremamente eficaz de massagem terapêutica, uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos e sua eficiência na redução do stress e do cansaço, estimulando o corpo a relaxar, pois todas as partes do corpo recebem uma estimulação adequada aliviando dores, tensões e contrações musculares para a corrente sanguínea.